segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Blogs

O que são blogs?
Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). Foi Jorn Bargero editor do blog original robotwisdom (http://www.robotwisdom.com/) e concebeu o termo - "weblog" - em 1997. A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web é possível incremente um blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou encaixá-lo dentro de um site já existente, transformando algumas seções em blogs. Nos blogs há espaço para a inserção de comentários após a publicação de um texto. Isto faz com que a ferramenta torne-se interativa ao ‘ouvir’ a opinião dos visitantes sobre determinado assunto, transformando o blog numa importante ferramenta para disseminação de conhecimento pela web.

Não há como negar que o crescente número de blogs na internet transformou pessoas comuns em importantes fontes de informação. Acreditava-se que este fenômeno se estagnaria, uma vez que após a novidade do blog, muitos deles seriam deixados de lado, uma vez que se tornaria rotineiro e quase que obrigatório abastece-lo diariamente. Não foi o que ocorreu. Pesquisa realizada em 2006 pela empresa Technorati – que rastreia o que está sendo publicado na blogosfera (mundo dos blogs) mostra que existem mais de 27 milhões de blogs no mundo, com quase 1.3 milhões de posts diários, ou seja, aproximadamente 50 mil por hora. A cada seis meses essa `blogsfera` dobra de tamanho e que, em média, um blog é criado a cada segundo do dia.

Alguns sistemas disponíveis para criação de blogs são:
Weblogger (em português)
BliG (em português)
Pop Blog (em português)
Blogger.com.br (em português)
Pitas (em inglês)
Diaryland (em inglês)
LiveJournal (em inglês)
The Open Diary (em inglês)
Blog-City (em inglês)
Blog Studio (em inglês)
Blogsome (em inglês)
WordPress (em inglês)

Blogs sobre saúde:
Pode-se dizer que a internet é um universo formado pelos mais variados e diferentes temas existentes conhecidos. O campo da saúde é um dos que mais cresce dentro deste universo, e a construção de blogs sobre o assunto não é diferente. Uma pesquisa básica do Google – blog + saúde – de aproximadamente 2.880.000 de páginas contendo ambas as palavras. Buscamos trazer e indicar alguns blogs interessantes abordando a temática da saúde e que possam servir de apoio para o curso.



Boa saúde blog (http://blogboasaude.zip.net/)O blog Boa Saúde é um dos componentes da Companhia de Internet Bibliomed, dedicada à integração dos serviços de saúde. Com sedes em três países (Brasil, Argentina e Estados Unidos), utilizam a Web para proporcionar soluções de conteúdo e treinamento a todos os principais atores nos sistemas de saúde. O foco principal de Bibliomed é voltado para o médico e para o estudante de medicina, que buscam aprender e melhor o desempenho profissional através de ferramentas eletrônicas.

A Bibliomed, fundada em 1998, diz ser o primeiro portal brasileiro da internet (www.bibliomed.com.br) dedicado integralmente à informação, à educação, e ao desenvolvimento da tecnologia necessária para prover uma melhor atenção à saúde dos pacientes e da população em geral.

Atualmente o blog é redigido por quatro profissionais, sendo dois profissionais de comunicação, uma pediatra e um cirurgião cardiovascular, trazendo muitas notícias sobre saúde, prevenção de doenças e ou novos tratamentos, com muitos hiperlinks caso o visitante queira mais informações sobre o assunto.

Aleitamento.com (http://www.aleitamento.com/)

Plugbr – prazer em fazer blog e saúde (http://www.plugbr.net/)
O blog é escrito por um farmacêutico bioquímico e um espaço onde ele procura relacionar o tema saúde com as inovações tecnológicas e ferramentas da internet. Além de posts diários, o blog é dividido em diversas seções como: HIV/Aids, doação de sangue, estética e beleza, saúde do trabalhador, saúde pública. Conta com espaço para comentários dos internautas que deixam suas opiniões sobre os assuntos publicados.

Nenhum comentário: