segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Comunidades virtuais / Listas Eletrônicas

Comunidades Virtuais:


Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual. Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.

Segundo Manuel Castells (2003), “a internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, em escala global”. E as comunidades virtuais só vieram a somar nesse processo, uma vez que permite um sem número de pessoas, distantes geograficamente uma das outras, a discutirem e debaterem sobre um mesmo tema. Um dos primeiros autores a falar sobre a importância das comunidades virtuais na internet foi Howard Rheingold, com o livro `A Comunidade Virtual`. Na publicação, o autor define a comunidade na internet como “agregados sociais que surgem quando uma quantidade suficiente de gente leva adiante discussões públicas durante um tempo suficiente formando redes de relações pessoais no espaço cibernético”.

Desta forma, as comunidades virtuais passam a operar como importantes instrumentos para a gestão do conhecimento nessa era da informação. E, a partir desse princípio, busca-se uma alteração da idéia de “quem tem o conhecimento, tem o poder” para “quem troca o conhecimento, detém o poder”.

Comunidades virtuais de saúde:

Comunidades Virtuais BVS (http://www.bireme.br/php/level.php?lang=pt&component=109&item=12)

Comunidades Virtuais ENSP http://www.ensp.fiocruz.br/comunidades/
Login: kalelf
Senha: cict2007



Comunidades de prática ENSP:Regulação em SaúdeTecnologias Educacionais em SaúdeRede de Pesquisa sobre Determinantes Sociais da SaúdeDesenvolvimento WEBRede de Práticas em Monitoramento e Avaliação com vistas à melhoria do Programa de DST/AIDSGestão do ConhecimentoInformação e Informática em SaúdeComissão do Plano Diretor da Pós-graduaçãoFórum de Coordenadores de Pós Graduação em Saúde Coletiva


Listas de discussão:


Uma lista de discussão é ma ferramenta gerenciável pela Internet permitindo que várias pessoas interessadas em um mesmo assunto mandem suas mensagens com idéias ou dúvidas e os demais participantes darão suas opiniões ou esclarecimentos sobre tal assunto. O processo de uso consiste no cadastramento da lista, por exemplo no Yahoo, um dos sites que oferecem este serviço de forma gratuita. Uma das vantagens dessa ferramenta é que a forma de comunicação é assíncrona, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens não é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo.

Essa troca de informações é feita via e-mail. Toda vez que alguém do grupo participa com algum comentário o seu e-mail é enviado para a caixa de correio de todos os participantes. As inscrições são feitas por e-mail e são sempre encaminhadas para o administrador da lista de discussões. Em seguida, o usuário receberá a confirmação ou não da sua inscrição, juntamente com instruções de como participar e de como se desligar.

Embora haja uma ‘netiqueta’ de como proceder diante das mensagens, os indivíduos não tem obrigatoriedade alguma de responder quaisquer e-mails. Todavia, para que a pessoa que escreveu saiba que seu texto foi lido é interessante que se dê um retorno. Geralmente as listas são temáticas prendendo-se a um determinado assunto definido na página de abertura da mesma. Algumas listas não permitem anexos por motivos de segurança. Outras, não permitem HTML, aceitando somente o fomato texto, e outras aceitam anexos e HTML.

Listas de discussão conhecidas:
Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/)



Yahoo – saúde e bem estar (http://br.dir.groups.yahoo.com/dir/1/2/6/2086112566/)
Conta, atualmente, com 16 grupos especializados como, por exemplo, saúde reprodutiva, nutrição, drogas e medicamentos, mulher etc. Ao todo estão disponíveis para os usuários 18216 listas de discussão diferenciadas. Basta o usuário escolher a sua e participar.

Nenhum comentário: